Notícias sobre água


Salvador, 11 de junho de 2012

Cloro: Efeitos e Cuidados

--------------------------------------------------------------------------------
 

O cloro é indispensável e constantemente utilizado pelas estações no tratamento da água, porém o seu residual altera sensivelmente o gosto e odor da água que bebemos.

A aplicação do cloro é feita visando combater os vírus, algas e bactérias que possam estar presentes na água, mas quando aplicado em excesso torna-se prejudicial para o nosso organismo, podendo causar problemas intestinais, azia, má digestão, gastrite, irritações na pele e fermentação intestinal.


Salvador, 11 de maio de 2012

 

Procon flagra venda irregular de água

É comum em Salvador a comercialização de água mineral em estabelecimentos comerciais sem nenhuma higienização adequada. Os garrafões podem ser encontrados em mercadinhos, postos de gasolina, oficinas, garagens, farmácias, padarias e até mesmo vendidos em praças públicas.  Em alguns locais, os produtos ficam expostos ao solo em meio a vários objetos sob sol e chuva. 


Por conta dessas e outras irregularidades, o Procon em parceria com a Delegacia do Consumidor e a Vigilância Sanitária realizou ontem uma fiscalização em alguns bairros da capital, quando autuou três estabelecimentos nos bairros do Uruguai e Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa. As notificações foram motivadas por denúncia de um consumidor, que encontrou perna de inseto em um garrafão que estava com o lacre violado. 
 

Salvador, 22 de Abril de 2012.

 

 

Bons motivos para beber água

 

Não existe vida sem água. Assim como a Terra, nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Ele é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento.

 

Uma atitude tão simples como beber água é a maneira mais barata e eficaz de garantir a pele, as unhas e o cabelo maravilhosos. Quando o corpo está bem hidratado, isso se reflete na sua aparência. Os médicos recomendam a ingestão diária de 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo.

Mas há pessoas que não conseguem beber água, muitas vezes por falta de hábito. Acabam substituindo-a por refrigerantes e outras bebidas açucaradas, que não fazem o mesmo efeito. Por isso, enumeramos sete bons motivos para você manter a saúde e ficar mais bonita se refrescando com água.

1 Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.
2 Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
3 Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.
4 Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.
5 Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.
6 Melhora a absorção de nutrientes
Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).
7 Reduz infecções
A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


Salvador, 21 de Abril de 2012.

 


 
Líder de mercado no Brasil, a marca Europa possui também amplo reconhecimento no exterior, com presença em mais de 30 países ao longo de 28 anos de história. A aceitação dos produtos Europa no mercado externo confere ainda mais credibilidade e segurança aos consumidores brasileiros, que encontram no país purificadores de água e filtros de entrada reconhecidos entre os melhores do mundo em qualidade e tecnologia.
 
 
Parte do sucesso deve-se às certificações internacionais conquistadas pelo marca e que são fundamentais para o crescimento das exportações, como a ISO 9001:2008 - que atesta a qualidade de fabricação Europa – sendo praticamente um pré-requisito em muitos países.
Já no Mercado Europeu, o Selo CE – Comunidade Européia, presente nas linhas Noblesse, Summer Line e CTA, é exigência de mercado e referência de qualidade que ganha ainda mais força com o Selo INMETRO - Certificação Aparelhos Para a Melhoria da Água, uma vez que o INMETRO é um organismo certificador reconhecido na Itália e por conseqüência em outros países da Comunidade Européia. No Brasil, o Europa é a marca com o maior número de produtos certificados com o Selo INMETRO no setor. 

 


Salvador, 21 de Abril de 2012.

10 dicas para economizar água

 

  • 1. Banho rápido
    Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. 
  • 2. Escovando os dentes
    Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. 
  • 3. Torneira fechada
    Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
  • 4. Descarga
    Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

     
  • 5. Lavando louça
    Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez. 

     
  • 6. Lavando o carro
    Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!
  • 7. Mangueira, vassoura e balde
    Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água). 
  • 8. Jardim
    Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. 
  • 9. Aquário
    Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.
  • 10. Pressão política 
    Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Salvador, 14 de Abril de 2012

 

A qualidade da água e a qualidade de vida no planeta

 

Em todo o mundo, a qualidade da água vem declinando drasticamente, resultado da rápida urbanização, do desperdício e da falta de tratamento sanitário e industrial adequado. Segundo a ONU, 32% da população mundial permanece sem acesso a saneamento básico. Todos os dias, dois milhões de toneladas de dejetos e outros efluentes são lançados diretamente em águas superficiais. O problema é ainda mais grave nos países em desenvolvimento, onde 90% do esgoto e 70% dos efluentes industriais têm como destinos mares, rios, lagos. O organismo defende que o investimento para sanar deficiências globais com relação a serviços de saneamento e abastecimento de água potável (são 1,1 bilhão de pessoas sem acesso à água limpa) é pequeno diante dos benefícios sociais e de saúde pública.

Especialmente nos centros urbanos, a deterioração dos recursos hídricos já compromete tanto a qualidade de vida das pessoas como o abastecimento. O município de São Paulo (SP), por exemplo, apesar da localização na confluência de vários rios, vai buscar água a mais de 300 quilômetros de distância, porque as fontes próximas foram tomadas pela poluição. Para levar água até a capital, todo um sistema com canais de abastecimento, reservatórios e represas precisa ser criado. E para cada represa e reservatório construído, temos desmatamento e, portanto, alteração na distribuição natural de água das regiões afetadas. É a contaminação gerando mais desequilíbrio ambiental. 

Leia mais: http://www.abril.com.br/noticias/mundo/qualidade-agua-qualidade-vida-planeta-541770.shtml


Salvador, 13 de Abril de 2012

 

Pesquisadores da UFBA alertam para risco de contaminação em água mineral

 

 

A Tarde

Habituada a comprar o garrafão de 20 litros de água mineral em sua residência, a dona de casa Mary Terezinha de Marqui se surpreendeu quando o pediatra de sua filha de 10 meses recomendou que ela não desse água de galão de 20 litros à criança. O médico a orientou a comprar água mineral de 1,5 litro por acreditar que a do vasilhame maior poderia estar contaminada, a depender do modo como foi armazenada e manuseada até chegar ao consumidor.

Pelo mesmo motivo, Ilana Rodrigues Santos, pediatra, também não orienta seus pacientes a darem água de galão aos bebês. De acordo com a médica, a água desses garrafões pode demorar muito para ser consumida e, sendo assim, fica mais exposta à contaminação. “A água contaminada pode causar manifestações gastrointestinais, como vômitos e diarreias, bem como hepatites”, sinaliza Ilana Rodrigues.

Leia mais: http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/2011/02/13/pesquisadores-da-ufba-alertam-para-risco-de-contaminacao-em-agua-mineral/


Salvador, 10 de Abril de 2012.

Água de beber

por Suzana Sakai - Da redação

Cerca de 75% do corpo humano é composto por água. Esse fato demonstra claramente a importância dessa substância para o nosso organismo. Com tamanha relevância, é essencial que a população esteja atenta à qualidade da água que ingere diariamente.
Consciente dessa preocupação, o mercado de purificadores de água investe cada vez mais em tecnologias que garantam a qualidade e a pureza dessa substância.  Além disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por meio da portaria n° 93/2007, estabeleceu a certificação compulsoria dos produtos desse gênero como forma de garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano proveniente de equipamentos para tratamento de água de uso doméstico.
Considerando esses fatos, entramos em contato com empresas do segmento para verificar os tipos de produtos disponíveis no mercado, as tecnologias utilizadas, os diferenciais, entre outros aspectos. 

Leia mais: http://www.meiofiltrante.com.br/materias.asp?action=detalhe&id=737&edicao=n53


 

 

Salvador, 02 de abril de 2012.

Riscos do garrafão de água mineral

Muitas pessoas bebem água comprada em galão e deixada num carro quente, horas a fio. “A exposição ao sol, desta maneira, altera o equilíbrio químico, especialmente se for uma água mineral da fonte. Isso não tem a ver com a garrafa, mas com os componentes que já estavam na água quando ela foi recolhida.” Segundo ele, a exposição ao sol também é o motivo pelo qual, por exemplo, há formação de limo em alguns bebedouros. “Essas algas não fazem mal, mas o consumidor sente uma repulsa inicial, e pensa que a água está estragada, imprópria para o consumo.”

Leia mais: http://www.selecoes.com.br/agua-mineral-de-garrafa-os-perigos-da-contaminacao/

 


 

Salvador 26 de março de 2012.

Uso racional da água

As soluções para diminuir o consumo de água são compostas de diversas ações, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas. Em geral, o retorno do investimento para adoção do programa é rápido e imediato, em alguns casos.

Leia mais: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=129

 


 

Salvador, 23 de março de 2012.

 

Qualidade da água é insatisfatória em rios de 11 estados brasileiros.

Uma avaliação de rios de 11 estados brasileiros mostrou que nenhum tem a qualidade da água satisfatória.

A Fundação SOS Mata Atlântica fez 49 análises em pontos diferentes: 75,5% receberam a avaliação regular e 24,5% foram considerados ruins.

A fundação faz a medição desde 2009 e ainda não encontrou água de boa qualidade em rios brasileiros.

Leia mais: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/03/qualidade-da-agua-e-insatisfatoria-em-rios-de-11-estados-brasileiros.html


 

Salvador, 22 de março de 2012.

Bom Dia investiga qualidade da água que chega na casa dos brasileiros.

No Brasil somos privilegiados. As reservas são muitas e de qualidade, mas o abastecimento ainda não é para todos. E estudos mostram que nossos rios pedem socorro. Eles agonizam, e quem sofre é população que fica sem abastecimento ou paga caro pela água.

A recomendação é limpar a caixa d’água de casa a cada seis meses, mas não é só o tratamento da água que preocupa os especialistas. Um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica analisou a água de 49 rios espalhados pelo Brasil. E em todos, a qualidade foi regular ou ruim. O que significa um sinal amarelo, de alerta, como avalia a especialista em Recursos Hídricos Marussia Whately.

Veja um passo a passo para fazer a limpeza da caixa d'água com segurança.

Leia mais: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/03/bom-dia-investiga-qualidade-da-agua-que-chega-na-casa-dos-brasileiros.html


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contato

Diego Nery

71-87756394 (OI)
71-81091200 (CLARO)
71-96942947 (VIVO)
71-92487367(TIM)





Ligue e agende uma visita sem compromisso!